14 Curiosidades de Joinville que você deve saber antes de ir pra lá

Se você está programando uma viagem para Joinville, em Santa Catarina, este artigo com as curiosidades de Joinville foi feito especialmente para você. Nada como chegar num lugar e já saber suas curiosidades. Desta forma, você aproveita muito mais a cultura, a geografia, a culinária e não se assusta com palavras diferentes daquelas que está acostumado a ouvir. Com vocês:

14 Curiosidades de Joinville que você deve saber antes de ir pra lá

1.Dança

Desde 2016, a cidade tem o título oficial de Capital da Dança. Isto porque Joinville sedia o maior Festival de Dança do mundo. Neste ano, ele ocorre de 17 a 28 de julho, como sempre, no Cau Hansen. Também fica em Joinville, a única filial da Escola de Balé Bolshoi fora da Rússia.

2. Cucas

A cidade tem muitas panificadoras – não são chamadas de padarias – e confeitarias. Em todas elas, você encontra todos os sabores de cucas, uma herança dos imigrantes alemães. Experimente, também, os chineques, as empadas Jerke, os rollmops e as orelhas de gato! Humm…

3. Gírias

Se você ouvir a palavra “zarco”, estão falando de ônibus. Bicicleta é conhecida por “zica” e estojo para levar canetas e lápis pra escola é “penal”. Nascidos na cidade sempre colocam a palavra “daí” no final das frases e usam muito a expressão “égua”, para situações de espanto e admiração. Se você agradecer alguém, possivelmente eles respondem dizendo: ”capaz?”

4. Praia

Até praia, Joinville tem. Fica no bairro Espinheiros e é conhecida por Vigorelli. Mas não é própria para banho. Ali você pode pegar uma balsa que vai pra Vila da Glória, região com diversos restaurantes de frutos do mar.  

5. Animais

Se você gosta de macacos, jacaré e aves, visite o Zoobotânico. E passando pela avenida José Vieira, mais conhecida como “Beira Rio”, de repente você pode ver filhotes de capivaras às margens do Rio Cachoeira. Sem falar no famoso jacaré apelidado de Fritz, que também fica por ali.

6. Cervejas

Você sabia que Joinville teve por muito tempo a fábrica da Cerveja Antarctica? Era a sede da empresa, mas hoje não existe mais. O endereço deu lugar a um espaço cultural chamado Cidadela Antarctica. A cidade tem, também, diversas cervejarias artesanais que valem a pena ser visitadas.

7. Gol!

O time da cidade é o Joinville Esporte Clube, o JEC. O joinvilense é torcedor roxo e sempre acompanha o time, principalmente quando a bola rola na Arena.

8.  Príncipes

Também conhecida como Cidade dos Príncipes, Joinville recebeu este nome porque foi oferecida como dote de casamento da princesa Francisca Carolina, que era filha de D. Pedro I, para o príncipe François Ferdinand Phillipe Louis Marie. Dizem que eles nunca estiveram na cidade. Mas além de um museu, Dona Francisca batiza uma enorme estrada que corta o município.

9. Chuvaville

Já está provado: Joinville é a cidade do Brasil, onde há menos dias de sol. Às vezes, há alagamentos já que além do grande volume de chuvas, ocorre a maré alta. Não se esqueça de colocar um guarda-chuva na mala.

10. Flores

Os alemães que colonizaram a cidade adoravam plantas e flores. O apreço foi passado de geração para geração e Joinville virou a Cidade das Flores. Uma vez por ano, em outubro, Joinville sedia a Festa das Flores, patrimônio histórico, artístico e cultural do estado de Santa Catarina que atrai milhares de visitantes.

11. Festas

Não faltam festas na cidade. Para saber se a data de sua viagem coincide com algumas delas, se informe na internet sobre a Festa do Tiro Rei, da Banana, do Arroz, do Bandoneon, do Aipim, da Colheita, da Polenta, Stammtisch, Opa Fest e Bierville.

12. Gente famosa

O artista plástico reconhecido no mundo todo, Juarez Machado nasceu na cidade e tem um Instituto e museu que levam seu nome. São celebridades nacionais também os joinvilenses Amanda Richhter, atriz; a baterista Duda, a youtuber Jana e as modelos Ana Claudia Michels e Alexia Bellini.

13. Fogo!

Em 1892, Joinville foi a primeira cidade do Brasil a fundar uma organização de bombeiros voluntários, que existe até os dias de hoje. Não deixe de visitar o Museu dos Bombeiros!

14. Qualidade de vida

Joinville é apontada como a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil. A informação é da pesquisa divulgada pelo Jornal A Notícia em 2015 e que teve como critérios a saúde, a educação, a mobilidade digital e o mercado de trabalho. Quem sabe depois de uma visita à cidade, você resolve morar lá?
Para se hospedar em Joinville, faça sua reserva agora mesmo no Hotel Bavarium!