5 Cuidados para viajar com saúde e segurança

Se este artigo chamou sua atenção é porque você gosta de viajar. Informação e prevenção são os melhores remédios pra muitas doenças. Por conta disso, separamos aqui 5 cuidados para viajar com saúde e segurança

Realmente não tem coisa melhor do que dar uma parada na rotina, provar uma culinária diferente, conhecer novos destinos fazendo turismo ou voltar pra aquela cidade linda que ficou pra trás com gostinho de quero mais.

Mas, às vezes, uma falha ou desatenção pode estragar tudo, não é mesmo? Os cuidados são muitos. Vão desde ter sempre um seguro de saúde até ficar atento ao noticiário. Confira e boa viagem!  

5 Cuidados para viajar com saúde e segurança

  1. Documentos em dia

Verifique se toda a documentação necessária pra sua viagem está em dia. O mesmo vale pra aqueles que viajam com você. Documentos do seu carro e sua CNH estão dentro do prazo de validade? Tributos e multas pagas? 

Se for pra fora do País, redobre atenção com os passaportes. No caso de viajar em família, pesquise se é necessário algum documento ou autorização extra pras crianças e menores de 18 anos. 

E não se esqueça de levar as carteiras de vacinação. Elas são fundamentais para entrar em alguns países e também pra participar das campanhas onde você estiver. 

  1. Malas com nome e telefone

Sempre é bom que suas malas estejam identificadas tanto fora, quanto dentro. Mantenha-as perto de você ou dentro do seu ângulo de visão. Infelizmente, rodoviárias e aeroportos são bastante visados por ladrões.

Priorize na sua bolsa, mochila ou pochete, o que for mais importante, como documentos e dinheiro em espécie, cartões e remédios de uso contínuo. 

Especialistas divergem quanto à guarda de objetos de valor como joias e eletrônicos. Despachar ou não? Entendemos que o melhor é, se possível, nem levar.

Quando o assunto é viajar com saúde e segurança, ainda vale o ditado popular: melhor pecar pelo excesso que pela falta. Então, separe uma muda de roupa pra emergências. Principalmente, em viagens mais longas.

  1. Plano ou seguro de saúde

Seguro morreu de velho e ninguém quer morrer jovem, fique atento. Apesar da brincadeira, isso é sério se você gosta de viajar. Então, garanta que você e os que você ama estejam protegidos por um bom plano de saúde e/ou seguro de viagem. 

Ninguém sabe quando e onde precisará de um atendimento médico adequado. E nem quer ser pego de surpresa por gastos que podem ser extremamente altos. Verifique se sua viagem já conta com taxa de seguro inclusa. Avalie se a cobertura atende suas necessidades. 

  1. Dinheiro bem guardado não é avareza, é cuidado

A dica principal aqui é diversificar. Pense no montante que você vai levar da mesma maneira que você organiza seus investimentos. Nunca mantenha tudo cartões, dinheiro em espécie no câmbio local e naquele do seu destino no mesmo lugar. 

Assim você não é pego de calças curtas, literalmente. Coloque um pouco na carteira ou bolsa. Se for confortável, pode colocar um pouco dentro das meias nos pés. Há, ainda, as pochetes próprias para viagens, aparentes ou não. 

Divida o valor total entre os adultos e prefira levar somente o suficiente em espécie. Ao andar a pé nos seus passeios, fique de olho também. Bolsos de trás e mochilas nas costas são mais vulneráveis. 

5. Parece bobagem, mas não é!

Por último, mas não menos importante é ficar atento aos detalhes que parecem simples, mas podem estragar qualquer viagem. Para viajar com saúde e segurança de carro, por exemplo, uma visita antes, ao seu mecânico é imprescindível. 

Mesmo que em viagens longas, não abra mão do cinto de segurança para todas as pessoas do carro e o tempo todo. 

Aquela olhadinha básica na internet pra saber como está o clima e qual trajeto mais seguro não pode ser dispensada de forma alguma. Prefira os horários com a melhor condição climática. Lembrando que de dia, qualquer obstáculo fica mais fácil de ser superado. 

Que tal um café colonial pra sair da rotina? Hospede-se no Hotel Bavarium e prove várias delícias!