Aniversário de Joinville: Venha comemorar!

O aniversário de Joinville, a maior cidade do Estado de Santa Catarina, é em 9 de março. A data comemorada anualmente com uma série de eventos não será diferente neste 2020. A cidade completa 169 anos e a abertura da programação, que envolve atividades culturais, esportivas e artísticas, será no início do mês. Confira!

Fique de olho na programação que é bastante variada

Em 1º de março, às 20h, no Centreventos Cau Hansen, a Mostra de Cultura Dança, Música, Teatro e Arte Plástica em Espetáculo marca o início da programação. No palco, os alunos e professores da Casa da Cultura. O evento será aberto ao público com entrada gratuita.

Já no dia 2 de março, às 8h, será realizada a solenidade de hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da Prefeitura de Joinville. Haverá a participação da Banda do 62º Batalhão de Infantaria, de autoridades, forças de segurança e alunos de escolas da rede municipal.

No dia 5, ocorre um evento já bem tradicional na programação de aniversário da cidade. Trata-se da cerimônia de outorga da Medalha Dona Francisca. Será às 19h, no Teatro Juarez Machado. 

Desta vez, a honraria será dedicada ao cenário cultural de Joinville, homenageando o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz da Silva Filho. O evento será aberto ao público e gratuito. 

Aniversário de Joinville será marcado, ainda, por opções de lazer e atividade física

No dia 8 de março, haverá o retorno do programa Joinville em Movimento, na Rua do Lazer. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, as atividades e atrações especiais estarão voltadas ao público feminino. Mas todos podem e devem participar.

No domingo, dia 9, será realizada a primeira edição da Feira do Príncipe deste ano, na Rua das Palmeiras. Além disso, na data exata do aniversário da cidade, as demais comemorações começam às 9h, com Homenagem ao Imigrante, no Cemitério do Imigrante. 

À tarde, a partir das 17h, acontece o desfile comemorativo de aniversário, tradicionalmente realizado na avenida Beira Rio. E as festividades não param por aí. Ao longo do mês de março, a Prefeitura de Joinville realiza ações alusivas às comemorações, incluindo entrega de obras públicas e apresentações culturais.

Bolshoi, um presente que Joinville recebeu em 2000, também comemora aniversário em março

A primeira filial do famoso Teatro Bolshoi fora da Rússia completa duas décadas no Brasil, em março. Para a celebração de sua presença por duas décadas em Joinville, dois espetáculos especiais serão apresentados ao público. 

No dia 14, às 20h, a Primeira Bailarina da Ópera de Kazan, Amanda Gomes formada no Ballet Bolshoi de Joinville, sobe ao palco do Centreventos Cau Hansen com o russo Mikhail Timaey, seu par e também Primeiro Bailarino, para dançar o Balé “O Quebra-Nozes”. 

No dia 15 de março, também às 20h, será a vez dos bailarinos do Teatro Bolshoi da Rússia, Bruna Gaglianone e Erick Swolkin apresentarem a Grande Suíte do Balé “Don Quixote”.

A formação de bailarinos que se firmam em grandes companhias pelo mundo é o forte da Escola do Teatro Bolshoi em Joinville. Só para se ter uma ideia, os quatro solistas que se apresentam nos espetáculos de comemoração, três são ex-alunos da filial joinvilense.

Os ingressos para os dois espetáculos estão à venda na secretaria da Escola Bolshoi e no enjoyticket. Os preços variam de R$ 20 a R$ 120, todos com opção de meia entrada.

Hospede-se num hotel perfeitamente localizado para você celebrar o aniversário de Joinville

 Para se hospedar em Joinville, a dica de opção vai para um hotel com ótima relação custo-benefício. Escolha o Hotel Bavarium, localizado no centro da cidade, com fácil acesso para diversas opções de passeios, compras, lazer e eventos de aniversário da cidade. 

Leia também sobre as 10 Melhores Opções de Bar em Joinville.