Ballet Bolshoi, única escola fora da Rússia fica em Joinville

Com uma localização excelente, natureza exuberante, clima agradável o ano todo, inúmeras atrações turísticas para crianças e adultos e festas típicas alemãs, Joinville abriga, também, a única escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Por isso tudo, é hora de escolher um hotel com preço bom em Joinville, visitar a cidade e conhecer o Ballet Bolshoi.

O Ballet Bolshoi é a Companhia do Grande Teatro Acadêmico para Ópera e Ballet de Moscou. A origem de tudo foi em 1773, quando um grupo de bailarinos, meninos e meninas carentes e outros cidadãos servos foi formado para participar de aulas de ballet num orfanato de Moscou.

Hoje, o Bolshoi possui um grande naipe de profissionais, como bailarinos, mímicos, cantores e músicos adultos e infantis. É reconhecido internacionalmente e produz anualmente cerca de quatro espetáculos por mês, entre balés e óperas.

Formação de cidadãos e profissionais da dança

No Brasil, mais especificamente em Joinville, a filial foi aberta com a proposta de formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte juntamente com a educação. Com os mesmos ideais sociais que deu origem à Escola Coreográfica de Moscou, a companhia proporciona o desenvolvimento cultural, físico e mental de crianças e jovens das camadas mais carentes da sociedade.

A escola é mantida por um grupo chamado “Amigos do Bolshoi”, formado por empresas e pessoas físicas solidárias. Recebe, também, patrocínios e incentivos de leis de apoio à cultura, o que permite que, na sua grande maioria, os alunos desfrutem de bolsas de estudos.

Estrutura e disciplinas

A Escola Bolshoi conta com estrutura completa para o ensino profissional da dança e a formação de seus artistas. São aproximadamente 70 funcionários e 14 professores, entre brasileiros e russos, que atendem perto de 260 alunos.

Há salas de ballet, espaços para aulas teóricas, estúdios de piano e percussão, sala de ginástica, vestiários, laboratório cênico, biblioteca com informática, ateliê, espaço-saúde, espaços culturais e cantina.

A escola oferece cursos técnicos de dança contemporânea e dança clássica, além de prática cênica, ginástica, educação musical, repertório, folclore brasileiro, teatro, piano, história da arte, literatura musical e história da dança.

Quer ser um bailarino do Bolshoi?

Para se inscrever os alunos devem, primeiro, participar de uma etapa motivacional e, depois, passar por uma pré-seleção que se realiza uma vez por ano na sede da escola. Com vagas para ambos os sexos, os candidatos passam por uma bateria de exercícios que analisam suas habilidades físicas, como flexibilidade, biotipo, postura, etc.

A partir daí, após um minucioso exame médico-fisioterápico, os alunos com maior potencial partem para a seleção final. Atualmente, a concorrência chega a 50 candidatos por vaga e os concorrentes são de todo o Brasil e do exterior.

Ao visitar Joinville, você pode conhecer a Escola de Ballet Bolshoi, com prévio agendamento pelo telefone (47) 3422-4070 ou pelo e-mail recepcao@escolabolshoi.com.br

Faça sua reserva no Hotel Bavarium e hospede-se pertinho do Bolshoi, com um gostoso café da manhã, WiFi e estacionamento.