Bombeiros de Joinville: 2017 foi um ano especial!

Você sabia que os bombeiros de Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, são voluntários? Eles têm uma história linda e, neste ano que está terminando, ganharam uma nova sede. Uma vitória e uma conquista para toda a comunidade. Você vai gostar de conhecer tudo isso e ainda um museu incrível se hospedando num hotel com preço bom em Joinville. Gostou da ideia?

Mas, afinal, o que é um bombeiro voluntário? Bombeiro voluntário é a pessoa que, embora tenha recebido treinamento de bombeiro, não exerce esta atividade como profissão. Ele atua sem remuneração por escolha própria.

Bombeiros de Joinville: instituição pioneira

O Corpo de Bombeiros de Joinville foi fundado por imigrantes em 1892, no Estado de Santa Catarina, e é o mais antigo do Brasil. Um grupo de imigrantes se reuniu para mudar uma situação na qual, por ação do fogo, muitas famílias perdiam trabalho, casas, ranchos de madeira, enfim… Tinham suas vidas paralisadas e seus entes queridos colocados em risco.

Uma curiosidade: naquela época, além do voluntário inscrever-se, ele tinha que pagar uma jóia para ser admitido de 1$ (um conto de réis) e mensalidade de 2$ (dois contos de réis).

Com esta história muito rica, o Corpo de Bombeiros de Joinville completou em 2017 seus 125 anos e ganhou seu mais importante presente: uma nova sede, muito mais moderna que a anterior, mas sempre no mesmo endereço, no coração da cidade.

Nova sede: um presente para todos

O investimento de R$ 2,9 milhões marca uma nova fase da instituição. Além de um melhor atendimento à população, o local proporciona mais conforto e valorização das incríveis 1.700 pessoas que trabalham na sede, entre elas, bombeiros mirins, banda, brigadistas, bombeiros efetivos e equipe administrativa.

A nova sede abriga uma cisterna para captação de águas da chuva. O novo sistema alimenta um reservatório com capacidade para guardar 100 mil litros, aumentando a capacidade de armazenamento de 138 mil litros para 238 mil.

Há ainda amplos vestiários, área de descanso, auditório, ambiente com isolamento e tudo iluminado com lâmpadas LED. Ocupando 2,5 mil metros quadrados, o novo prédio ocupa o espaço da antiga garagem da frota. Toda a infraestrutura de telefonia e climatização também são novas.

A corporação conta hoje com 22 mil contribuintes, entre pessoas físicas e empresas, que são as que doaram dinheiro, materiais, mão de obra e projetos para a nova sede.

Museu dos bombeiros de Joinville

Inaugurado em 1997, o museu dos bombeiros de Joinville é uma atração à parte e merece ser visitado. No acervo, cerca de três mil peças de grande e médio portes, fotografias e documentos classificados em coleções iconográficas, indumentária, equipamentos e acessórios de trabalho, entre outros.

Um diferencial do museu é a integração com a atividade operacional. Assim, os visitantes têm a experiência de vivenciar o dia a dia dos bombeiros e até mesmo as saídas para atendimento de ocorrências. Crianças e adultos se informam e se divertem. Passeio recomendado!

A visitação é de terça a domingo, das 9 às 17h30, na rua Jaguaruna, 13, Centro. As visitas de grupos grandes devem ser agendadas pelo telefone (47) 3431-1165 ou pelo email: museu@cbvj.com.br

Quer ficar num hotel com preço bom em Joinville? Então, faça já sua reserva e bom passeio!