Campo Alegre: Pertinho de Joinville, um pedaço do céu

As cidades vizinhas e bem pertinho de Joinville merecem ser visitadas. Cada uma tem seus encantos. Entre elas, está Campo Alegre, conhecida como a Cidade das Ovelhas. São somente 100 Km até lá por uma estrada bem linda. Vale a pena fazer uma viagem bate-volta para conhecer e passear.

Para chegar a este destino, você vai levar cerca de 45 minutos. Basta cruzar a BR 110, para quem sai da região central de Joinville e seguir via Serra Dona Francisca. Neste caminho, a primeira parada obrigatória é no Mirante que vai estar à sua direita e tem placa indicativa.

Deste ponto, você pode observar, além da natureza exuberante, o quanto sinuosa é a estrada. Lugar bom pra tirar fotos com fundo verde. Agora, é só continuar subindo a serra e acompanhar a leitura de nossas outras dicas do que fazer em Campo Alegre.  

O que visitar em Campo Alegre?

  1. Restaurante do Egon

Antes mesmo de contornar um trevo à esquerda entrando em Campo Alegre, faça uma pausa à direita, na Casa das Ovelhas Mandathibella. É uma loja simpática que vende artesanato.

Fica anexa ao Restaurante do Egon. Se for cedo, retorne depois para almoçar. Eles oferecem um buffet variado com acompanhamento de carne de ovelha ou qualquer outra que você escolher. Os pratos são bem fartos e saborosos. Dica: sirva-se de polenta branca frita. Você vai repetir!

  1. Cascatinha

Circule pelo centro e desfrute do sossego de uma cidade pacata. Desça no calçadão, caminhe, sente nos bancos e visite a Cascatinha. É pequena, mas bonita e tranquilizante. Neste espaço, é realizada anualmente a Festa da Ovelha. Um evento rural, cultural e gastronômico que sempre lota. 

  1. Loja Bartsch

Prepare a carteira. Impossível entrar nesta loja e não comprar algo. São objetos de decoração, roupas, calçados, tapetes, bichos de pelúcia, quadros, cartões, guardanapos, arranjos de flores artificiais, enfim uma infinidade de coisas bonitas. A loja é comandada pela família Bartsch que acompanha sua visita o tempo todo.

  1. Cascata Paraíso

Espaço que já abrigou restaurante e pousada, hoje vive apenas de suas belezas naturais. Mas vale a pena um passeio a pé por ali. Visite a Cascata Paraíso que tem fácil acesso. É linda! Acompanhe o fluxo do Rio que margeia pedras de todos os tamanhos. Tem estacionamento e uma área grande pra circular caminhando. 

  1. Propriedade da Nusi

A cidade tem diversas propriedades rurais. Uma delas é a Propriedade da Nusi. Os visitantes são recebidos calorosamente pelo casal que leva todo mundo pra conhecer o cultivo de morangos e de feijão. As crianças podem ver e mimar um coelho e um porquinho.

Os donos do lugar também produzem coisinhas gostosas pra comer lá mesmo e pra levar de lembrança. As delícias vão de mirtilo e pinhão, passando por geleia e hambúrguer de cordeiro até queijos, sucos e sabão em barra. 

Em algumas épocas do ano, eles oferecem aos grupos de visitantes um passeio de trator que deve ser, no mínimo, divertido. Tem duração de uma hora.

  1. Pra curtir o café da tarde

Nossas dicas para você tomar um café quentinho e comer um pedaço de cuca ou outras guloseimas, vão para o Café Santa Amora, em Campo Alegre mesmo. Ou no Pauli Pães E Doces. Como o nome já diz, você vai ter dificuldade na hora de escolher entre a variedade de pães e doces. 

Um lugar delicioso para parar na volta é o Armazém Dona Francisca. Imagine uma enorme casa de campo, instalada em meio a um bosque cheio de hortênsias. A área verde é deslumbrante.

E tem redes coloridas em pontos estratégicos pro turista descansar. Enquanto as crianças correm e se divertem. No cardápio, sanduíches, cafés, chá, doces, sorvetes e até pratos mais sofisticados.   

Outra parada obrigatória. A Lanchonete Rio da Prata, que fica na estrada que volta de Campo Alegre em sentido Joinville, estará à sua direita. Eles oferecem um cardápio gigante de pastéis doces e salgados. Todos pra comer ajoelhado, de tão bons!

RECOMENDAÇÃO: Este artigo foi escrito durante a pandemia do coronavírus. Antes de sair, confirme se os estabelecimentos aqui citados estão funcionando normalmente.

 Acabou o passeio. Agora descanse no Hotel Bavarium, em Joinville! Um hotel com excelente custo-benefício e bem localizado. Faça agora sua reserva!