Centreventos, a menina dos olhos de Joinville

Quando falamos de Joinville (SC), um lugar muito especial é o Centreventos Cau Hansen, um espaço multiuso que somente na sua arena fechada comporta 6 mil pessoas! Se você está hospedado num hotel em Joinville, seja à passeio ou à trabalho, confira a programação e visite o Centreventos. Você vai gostar!

Cada cidade tem aquele lugar especial, que todo mundo conhece e quem chega de fora não pode deixar de conhecer. Sabe aquela história: “É como ir à Roma e não conhecer o papa”? Pois bem. Esse é caso do Centreventos para Joinville.

O Centreventos Cau Hansen – o nome é do grande incentivador de esportes e filho do  fundador da empresa Tigre Tubos e Conexões, cuja sede fica em Joinville –  foi inaugurado em 1998 e de lá pra cá vem abrigando eventos históricos como o  tradicional e maior evento de dança do mundo, segundo o Guinness Book: o Festival de Dança, shows do Leonardo, Padre Fábio e Roberto Carlos e partidas memoráveis de tênis e futebol de salão.

Centreventos: um espaço versátil

Esses eventos de grande porte citados até agora são realizados na chamada Arena Multiuso que conta com um palco de 1.200m2, plateia, dois lances de arquibancadas com cadeiras, 32 camarotes, praça de alimentação, coxias e salas de apoio. A estrutura se reorganiza conforme as características dos eventos que são promovidos. A área total é de 5 mil m², podendo abrigar também outras modalidades esportivas, como vôlei e basquete

Porém, o Centreventos trata-se de um complexo que vai além desta Arena. Ele compreende mais três amplos equipamentos: o Centro de Convenções Alfredo Salfer e o Expocentro Edmundo Doubrawa –, além do o Teatro Juarez Machado, que opera normalmente como uma unidade independente.

O complexo abriga, ainda, as sedes da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, do Instituto Festival de Dança e da Fundação Cultural de Joinville. Esta última passou a administrar o Centreventos.

Saiba mais sobre o complexo

O Expocentro Edmundo Doubrawa é um pavilhão de 4.060m2 e 9m de pé-direito, destinado a feiras, grandes exposições, eventos culturais e encontros de negócios. este espaço pode operar tanto isoladamente, quanto em conjunto com a Arena Multiuso e o Centro de Convenções Alfredo Salfer. Este, por sua vez, comporta onze salas preparadas para sediar feiras de pequeno porte, congressos, convenções, reuniões e cursos.

A estrutura do Centro de Convenções dispõe de áreas de apoio, sendo duas salas destinadas a secretarias e uma para administração. O espaço se destaca pela estrutura modulada, que pode variar de tamanho de acordo com o evento e pela climatização dos ambientes.

Teatro Juarez Machado, uma atração à parte

O Teatro que leva o nome do mundialmente reconhecido artista plástico nascido em Joinville, é um auditório público inicialmente criado para ser o laboratório cênico da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, podendo abrigar espetáculos de dança, teatro, música e shows.

Hoje em dia o teatro funciona como a principal casa de espetáculo de Joinville, atraindo cerca de 60 mil espectadores por ano. Seu palco tem 135m² e a área de cena, 96m² e 4m de altura. A sala é confortável e tem boa qualidade acústica. A capacidade é para 500 espectadores.

Obra de arte

E já que o assunto é o artista joinvilense Juarez Machado, vale a curiosidade: É de sua autoria a obra “O Grande Circo”, estampada na cerâmica da fachada do Centreventos Cau Hansen. No foyer, há exposição permanente do seu auto-retrato esculpido em bronze.

Para a visitação, confira o horário de atendimento (administrativo): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é avenida José Vieira, 315. O telefone é (47) 3422.5951.

Hotel em Joinville perto do Centreventos

Localizado no Bairro América, na região central de Joinville, uma ótima opção de hotel em Joinville próximo ao Centreventos é o Hotel Bavarium. Com uma caminhada de menos de 10 minutos, é possível se deslocar facilmente do Hotel ao espaço de eventos. É por isso que o Hotel Bavarium é um dos mais procurados pelos participantes e espectadores do Festival de Dança, Expogestão e outros tanto eventos.
Está a procura de um hotel em Joinville para conhecer o Centreventos? Consulte o Hotel Bavarium para hospedar-se!