Curta o prazer de pedalar em Joinville!

Cada atributo de Joinville lhe rende um carinhoso apelido. A linda e maior cidade do Estado de Santa Catarina oferece aos turistas, além de várias opções culturais e gastronômicas, também a possibilidade de fazer gostosos e saudáveis passeios de bicicleta. Pesquise um hotel com preço bom em Joinville e conheça essa encantadora cidade pedalando. Você não vai se arrepender e, quem gosta de bicicletas então, terá um ótimo programa.

Falávamos dos apelidos carinhosos da cidade. Entre outros, Joinville é conhecida como a Cidade das Bicicletas. Muitos joinvilenses praticam este hábito saudável na cidade que tem uma ótima topologia para pedalar.

Nesses tempos de buscas alternativas para transporte, a cidade incorporou este hábito não só no nome, mas como um meio de locomoção e não somente para lazer.

Um fato curioso: Desde o começo dos anos 70, começou-se a notar que o número de infartos entre seus habitantes era menor dos que outras cidades. E essa qualidade chegou a ser atribuída, em parte, ao costume de andar bastante de bicicleta.

Tradição que começou com os operários

Tudo começou com os operários das fábricas locais que optaram pela bicicleta preferindo esta opção aos ônibus. As indústrias, por sua vez, começaram a incentivar a prática e logo apareceram os famosos bicicletários: estacionamentos específicos para as “bikes”. Também há indústrias que mantém uma equipe de ciclismo, motivando ainda mais seus usuários.

Segundo dados da Prefeitura de Joinville, a cidade já conta com mais de 146 quilômetros de extensão em ciclovias, sendo que já há projetos e estudos para aumentar essa extensão para 730 quilômetros até 2025.

Outro grande atrativo da cidade, que recebe mais de 15 mil visitantes a cada ano, é o MuBi – Museu da Bicicleta. Um dos únicos da América Latina, o local reúne em seu acervo, além de muitos modelos antigos e curiosos de todo o mundo, inúmeras peças, objetos curiosos e protótipos.

O MuBi é uma entidade sem fins lucrativos e todas as suas atividades são realizadas de forma gratuita. Os horários de visitação são de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas.

Turistas podem participar de trilhas

Por ser uma cidade plana e com extensas ciclovias e ciclofaixas, o cicloturismo também popularizou-se nas áreas rurais da cidade. O esporte é praticado em trilhas com belas paisagens naturais, que sempre chamam a atenção dos turistas.

Em 2016, também foi lançado um documentário interessante sobre o assunto. O vídeo, de autoria de Fellipe Giesel, chama-se “As bicicletas e a Cidade”. Com 72 horas de duração, retrata a história das bicicletas com muitas fotos, matérias jornalísticas e outros fatos interessantes da história.

Joinville está desta forma, em consonância à cidade de São Paulo, que vê crescer  o número de ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte alternativo, à uma taxa de 50% anualmente. Afinal, pedalar tornou-se uma opção muito econômica e que não polui.

Claro que, como tudo na vida, a bicicleta também apresenta algumas desvantagens. Como exemplo, o perigo de acidentes quando não utilizada no lugar certo como a ciclovia e a necessidade de acessórios de segurança e de esforço físico.

E então, que tal um passeio delicioso para conhecer a Cidade das Bicicletas?

Em Joinville hospede-se no Hotel Bavarium e aproveite suas cômodas instalações, sendo WiFi e estacionamento gratuitos e um delicioso café da manhã tipo colonial.