Em Joinville, experimente a culinária típica de Santa Catarina

A culinária típica de Santa Catarina pode ser conferida quando você se hospeda num hotel bem localizado em Joinville. A gastronomia catarinense tem nuances adaptadas de países europeus, de onde vieram os colonizadores da região Sul do Brasil. Além de fazer um roteiro de cafés e doces, você pode ir a alguns restaurantes pra provar outras delícias. 

As influências locais também devem ser observadas quando você degustar um marreco com repolho, uma tainha acompanhada com pirão e salada de batatas ou um strudel alemão. Ou seria austríaco? Se ficou com água na boca, então bora conhecer os pratos cheios de Joinville!

Culinária típica de Santa Catarina: Receitas agradam tanto no verão, quanto nos dias mais frios 

Viajando por Joinville e cidades vizinhas, você vai ouvir falar bastante do pirão de farinha de mandioca. É uma tradição da culinária típica de Santa Catarina. Ele acompanha bem peixes e frutos do mar, estes últimos servidos com capricho na Vila da Glória, por exemplo.

Em São Chico, a 45 km, de Joinville, o pirão é servido com linguiça na tradicional festa de aniversário da cidade, chamada Festilha, todo mês de abril. Também dá nome a uma festa bastante popular em Barra Velha, a 49 km de Joinville. Esta é realizada anualmente, em agosto. 

Mas voltando ao maior município de Santa Catarina. Você pode experimentar um dos melhores pirões da cidade no Restaurante do Paulinho, que fica na R. Prefeito Baltazar Buschle, 3623, no Bairro Espinheiros, em Joinville. Neste local, ele é servido em mesa farta com arroz branco, saladinha, peixe ou camarão.

Os alemães trouxeram um prato que continua firme nas mesas joinvilenses

Não podemos falar em culinária típica de Santa Catarina sem comentar sobre o marreco. Na época em que os alemães vieram para Santa Catarina como imigrantes acharam por aqui o Pato de Pequim. A ave tem penas brancas e bico amarelo, além de ser um delicioso prato chinês. 

Preparado do jeito tradicional, com o passar dos anos, passou a ser conhecido como marreco e assim é chamado até hoje. Porém, na realidade, não existem marrecos no Brasil. Mas o importante é que você experimente esta saborosa iguaria, normalmente acompanhada de repolho roxo. 

Uma dica de local para comer marreco recheado, repolho roxo e purê de maçã é o Restaurante Gute Kuche, que fica na Rua Eugênio Ernesto Kunde, 1100, em Pirabeiraba, Joinville. Aliás, neste estabelecimento você pode também experimentar eisbein cozido ou à pururuca, kassler ou salsichões, também representantes da culinária típica de Santa Catarina. 

Não é exatamente um pão doce, mas parece. É chineque!

O nome é esquisito porque tem origem no termo alemão: schnecke, que significa caracol. Joinville tem até um festival de cucas anual. E alguns falam que chineque é uma mini cuca, mas também não é. A receita foi aperfeiçoada pelos joinvilenses e é feita com uma massa doce, coberta com uma farofa também doce, preparada com banha, margarina e açúcar. 

Leva este nome porque a massa é enrolada que nem um caracol. Visitando Joinville, procure por uma das panificadoras mais tradicionais da cidade e experimente o chineque, acompanhado de uma xícara de café com leite. É uma combinação que dá muito certo. 

É austríaco ou alemão? Pouco importa! 

O strudel é geralmente associado a um doce tradicional da cozinha austríaca. Porém, historicamente, já era conhecido como iguaria árabe e turca. O doce também é famoso na Alemanha como apfelstrudel. Na receita, uma massa fartamente recheada com nozes, passas, pistache, amêndoas, mel, queijos, maçãs e preparada em várias camadas sobrepostas. 

Esta delícia e outras receitas europeias exclusivas são elaboradas artesanalmente e servidas num ambiente que tem o charme francês. Saboreie tudo isso na Delicatesse Café Viktoria, que fica na rua Senador Felipe Schmidt, 400, no Centro de Joinville.

Gostou das dicas sobre o que comer em Joinville e ter uma ideia da culinária típica de Santa Catarina? 

Então, hospede-se no Hotel Bavarium, que fica bem localizado na cidade e de lá você pode seguir facilmente para qualquer uma das opções gastronômicas acima.