Agrícola da Ilha: Conheça o Festival de Hemerocallis

Joinville, no Sul do país, em Santa Catarina, é uma das mais importantes cidades do Estado. Abriga anualmente, em novembro, a tradicional Festa das Flores. E sedia, também, de 15 de outubro a 28 de fevereiro, o Festival de Hemerocallis. Ambos os eventos, uma atração especial para quem gosta de flores.    

Neste ano, a Festa das Flores, evento que se renova a cada ano, recebendo cada vez mais visitantes e admiradores, amantes de orquídeas e outras plantas ornamentais e expositores, já acabou. Mas você ainda tem chance de visitar o Festival de Hemerocallis.

Saiba mais sobre a Agrícola da Ilha, local do Festival de Hemerocallis

A Agrícola da Ilha é um empreendimento que, além de comercializar plantas, carpas japonesas e oferecer espaço para casamentos ao ar livre e outros eventos, sedia todos os anos, o Festival Brasileiro de Hemerocallis.

O evento encanta as pessoas de todas as idades que têm o privilégio de visitar. O espaço acabou se tornando um ponto turístico cada vez mais procurado e admirado para quem curte tranquilidade e contato com a natureza.

Você já conhece este tipo de planta?

Antes de mais nada é bom saber o que é Hemerocallis, não é mesmo? Trata-se de um pequeno gênero botânico de plantas com flores pertencentes à família Hemerocallidaceae. O nome Hemerocallis tem sua raiz no grego, significando dia e beleza, ou seja, beleza de um dia, fato que se refere à duração de apenas um dia de suas flores.

Também são conhecidas como lírio-de-um-dia. Apesar do nome, não são lírios verdadeiros. As flores da maioria das espécies desabrocham pela manhã e murcham pela noite, sendo estas substituídas por uma ou mais na mesma inflorescência no dia seguinte. Algumas espécies florescem pela noite.

Nesse evento, a Agrícola da Ilha apresenta o Jardim dos Hemerocallis, que exibe as cultivares ao ar livre, em canteiros desenhados em parcerias com paisagistas.

Todos os anos, o espaço de 300 m² é reformulado para expressar um conceito que aproxime os visitantes da natureza e permita a observação detalhada das flores.

Paisagismo em pequenos ou grandes jardins

Cultivadas em canteiros, as flores são apresentadas dentro de ideias para paisagismo em pequenos ou grandes jardins. O efeito das cores e as formas são valorizados e, acompanhados de outras plantas ornamentais, tornam-se verdadeiras obras de arte naturais. São inúmeras espécies nacionais e norte-americanas, sempre com novos destaques anuais, desenvolvidos pela Agrícola da Ilha.

Justamente, o período de floração começa em outubro e termina em fevereiro. Por isso, que o evento tem esta duração. Mas saiba que a propriedade pode ser visitada o ano todo para compra de mudas e também para os apreciadores que quiserem acompanhar o interessante ciclo da vida dos Hemerocallis nas quatro estações.

Fora da temporada do festival, a Agrícola da Ilha permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas.

Além do Jardim dos Hemerocallis, são oferecidos outros tipos de plantas e flores, tanto para observação, quanto para venda. Lá podem ser visitados o jardim das águas, jardim interativo, capela, espaço do colecionador, trilha ecológica e o café Hemerocallis.

Confira a programação do Festival de Hemerocallis. A entrada inteira custa R$ 16,00 e meia para idosos, estudantes e crianças até 12 anos R$ 8,00. O endereço é Rua Tenente Antônio João, n. 4257 – Bom Retiro – Joinville- SC. Telefone: (47) 3473-0628 ou no site do evento

Hotel com preço bom em Joinville

E não se esqueça, heim? Uma ótima opção de hospedagem em Joinville com preço bom é o Hotel Bavarium, que oferece além de boas acomodações, WiFi, estacionamento gratuito e delicioso café da manhã.

Faça já sua reserva e aproveite os encantos da Agrícola da Ilha e do Festival de Hemerocallis!