Joinville e sua gente famosa. Venha conhecer a cidade!

Muitas cidades são a terra Natal de pessoas que, por uma ou outra razão, se tornam conhecidas do grande público. Com Joinville, não é diferente. Atores, cantores, instrumentistas, bailarinos e pintores nasceram na maior cidade do Estado de Santa Catarina ou viveram alguns anos de suas vidas por lá. 

Além de diversos pontos turísticos para se visitar, Joinville tem bares, restaurantes, cafés e docerias que, sozinhos, já compensam a viagem. Mas, quem sabe estando a cidade, você acaba dando de cara com um dos famosos passeando no Centro? Ou cruza com alguém que conheceu um artista falecido em vida.

Famosos de Joinville são de diversos setores da cultura e da arte 

Cidadão do mundo

Talvez o mais famoso e ilustre cidadão de Joinville seja Juarez Machado. Ele nasceu no município em 1941. E até hoje circula na cidade em alguma época do ano. Artista plástico dos mais conceituados, suas artes em pintura, escultura, desenho e caricatura já foram mostradas em exposições internacionais. 

Chargista que atuou em diversos jornais brasileiros, o mímico ganhou notoriedade por meio de um quadro que teve durante anos no Fantástico, da Globo. Bastante premiado, ele tem atelier em Paris e seu Instituto Internacional em Joinville. Trata-se de um centro cultural que recebe exposições fixas e itinerantes. 

Um artista completo

O artista plástico Luiz Henrique Schwanke nasceu em junho de 1951 e faleceu em 1992. Na sua trajetória artística, criou desenhos, pinturas, esculturas e instalações. São mais de 3 mil obras e cerca de 130 exposições individuais e coletivas. Em 1985, foi o artista brasileiro que recebeu mais prêmios, sendo que ao todo foram 30. 

Atriz da Globo

Mais recentemente, a atriz de Joinville Amanda Richter ganhou as telas da série Malhação, da TV Globo. Nascida em 28 de fevereiro de 1990, atuou em novelas na mesma emissora e também apresentou programas. Apareceu como repórter do “Como Será?”, transmitido pela TV Globo e foi casada com o também ator Max Fercondini. 

Com ele, partiu para uma aventura, viajando dentro de um motorhome por estradas da América do Sul. A viagem rendeu o livro intitulado “América do Sul Sobre Rodas”, lançado em 2017.

Baterista mirim

A mascote entre os famosos de Joinville é a baterista Duda. Hoje ela tem 10 anos, mas já conquistou fama internacional. Afinal, se apresentou com sucesso nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Austrália. 

No Brasil, a pequena baterista já mostrou seu trabalho no programa Xuxa Meneghel, na Record; no Silvio Santos, Legendários e Domingo Espetacular, este último na Globo. Em 2015, ela recebeu o título de baterista mais jovem do Brasil. 

A modelo que virou médica

A também joinvilense Ana Claudia Michels trabalhou durante sua carreira de mais de 20 anos como modelo, ganhando fama internacional. Ela começou no mundo da moda muito jovem e aos 15 anos já desfilava para diversas marcas famosas brasileiras. 

Depois, atuou para Chanel, Valentino, Ralph Lauren, Versace e Victoria’s Secret. Atualmente, mora em São Paulo e, em 2019, concluiu a graduação em Medicina. Sua família ainda mora em Joinville.

Sapatilhas de ponta

A bailarina Amanda Gomes é uma das estrelas do balé mundial. Nascida em Goiânia (GO), passou anos de sua vida em Joinville por causa de sua formação na única Escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia. 

Uma de suas premiações importantes foi o Grand Prix no concurso de TV da Rússia. Disputou com os melhores bailarinos da Europa e dos Estados Unidos. Ela se mudou pra Joinville aos 10 anos de idade. Hoje mora na Rússia, onde atua como solista no Ópera e Ballet de Kazan.

Galã de olhos claros

Estes somente os mais antigos vão lembrar. O ator Fausto Rocha que atuou também como apresentador de televisão nasceu em Joinville. Foi galã nos anos 70 e 80, nas TVs Tupi, Globo, Bandeirantes e SBT. Seu último trabalho em televisão foi entre 1983 e 1984. Faleceu aos 57 anos depois de fazer bastante sucesso com seus olhos claros. 

Vai viajar pra Joinville? Não precisa mais procurar por hotéis. Faça agora sua reserva no Hotel Bavarium e fique hospedado numa ótima localização!