Joinville Iate Clube: Um convite ao turista

Ao conhecer os pontos turísticos de Joinville, em Santa Catarina, muita gente acaba perdendo um bonito passeio no Iate Clube da cidade. A apenas 15 minutos de carro do centro, o local permite uma vista privilegiada da Baía Babitonga. Um almoço no restaurante com toda a família num dia de sol é um programa bastante agradável. Saiba mais!

Entre os melhores do Sul do Brasil

Hoje, o Joinville Iate Clube é considerado entre os melhores do Sul do País devido à qualidade do atendimento aos seus sócios. O clube tem amplas instalações físicas e 10 galpões para embarcações.

Para quem está apenas visitando o local, além do restaurante, há parquinho para as crianças e espaços para a contemplação da natureza.

Há ainda um pátio de concreto com quase 15 mil metros quadrados que atende embarcações de todos os tipos e tamanhos. O trapiche flutuante tem 36 vagas, para embarcações de até 80 pés, além de dois trapiches para embarque e desembarque e um para abastecimento. A rampa de acesso à água é utilizada para lanchas de até 60 pés.

Joinville Iate Clube: Um pouco de história

Na década de 70, o agora instinto Iate Clube Joinville reservou uma área de terra de 200 mil metros quadrados, localizada no bairro Espinheiros, entre um antigo trapiche e o Canal do Varadouro. Ali foi construída a sede de um novo clube voltado às atividades náuticas.

A fundação do novo clube foi e 11 de junho de 1978 em homenagem ao Dia da Marinha. A empreitada foi motivada pelo amor que os navegantes têm pela Baía Babitonga, um dos acidentes geográficos mais bonitos do Brasil.

Em dezembro de 1980, o JIC sediou a 1ª Regata de Barco a Vela, denominada “Regata Comandante Clementino Nascimento de Moura” que, na época, era o comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul.

Com o decorrer dos anos, os eventos esportivos foram se ampliando. Regatas e campeonatos de veleiros de oceano, escola de vela, regatas de monotipos e competições de pesca passaram a ser eventos de rotina nos finais de semana.

O meio ambiente agradece

O Joinville Iate Clube é considerado um patrimônio da cidade mesmo estando dedicado ao atendimento de seus sócios. Além ter espaços permitidos para o acesso do público em geral, o espaço também atua como braço de apoio fundamental e indispensável em ocasiões de emergências na cidade.

Em sintonia com a Defesa Civil do município, o Clube cede embarcações para o resgate de pessoas, transporte de alimentos e medicamentos em áreas alagadas. Além disso, é frequentemente acionado em casos de emergências ou acidentes marítimos na Baía Babitonga, colaborando com órgãos ambientais, militares e entidades diversas.

Sua atuação é forte também nos aspectos esportivo e educacional. A Escola de Vela, criada em 1988, ensina a arte de velejar a centenas de crianças e adolescentes. Além de promover o esporte náutico, o Clube educa para a preservação ambiental.

Na escola são atendidas gratuitamente, também os alunos da rede municipal de ensino. Ações ligadas ao meio ambiente ocorrem constantemente, a exemplo a estação de monitoramento de marés localizada no clube, que integra um grande sistema de levantamento de informações.

Hospede-se no Hotel Bavarium, em Joinville

Esta é só mais uma dica de passeios em Joinville. Confira também nossa recomendação cultural: o Instituto Juarez Machado. E se sua estadia na cidade se prolongar, conheça ainda o mirante da cidade.  

Joinville é a maior cidade do Estado de Santa Catarina e tem várias opções de hospedagem tanto para quem vai a passeio, quanto para quem vai a trabalho. Se você está procurando um local confortável para se instalar, hospede-se no Hotel Bavarium, que oferece boas acomodações e um delicioso café da manhã colonial.

 

Ah! Se você for de carro, o estacionamento é gratuito. Faça já sua reserva!