Juarez Machado: Filho de Joinville

Joinville, o maior município de Santa Catarina, conhecido também por suas atrações culturais, como o Ballet Bolshoi, por exemplo, também é a cidade natal de um dos maiores artistas plásticos do País e aclamado também internacionalmente. Estamos falando de Juarez Machado.  

Aproveite quando for visitar a cidade, hospede-se num hotel com preço bom e aproveite uma variada gama de opções em gastronomia. Não deixe, também, de conhecer a vida e obra desse renomado artista.

Saiba mais sobre Juarez Machado

Juarez Machado nasceu em Joinville,  em 1941. Filho de artistas, aos 14 anos, ele já trabalhava na produção de rótulos de remédios, embalagens e cartazes para laboratórios.

Aos 18 anos, mudou-se para Curitiba, onde estudou de 1961 a 1965, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Sempre presente no mundo artístico, em 1964 realizou sua primeira mostra individual e em 1966 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde participou ativamente no movimento artístico e cultural da cidade durante 20 anos.

Em 1973, Juarez Machado participou de um quadro de humor e arte no programa Fantástico da TV Globo, no qual projetou cenários e vinhetas animadas. Ele atuava como mímico ou “desenhista do gesto”, como ele mesmo gostava de dizer. É memorável a sua performance com o rosto pintado de branco e uma roupa criada por ele, que lembrava a de um boneco.

Um artista do mundo

Já com participação em inúmeras mostras por todo o país, inclusive na Bienal Internacional de São Paulo e conhecido internacionalmente, Juarez Machado se mudou para Paris e montou seu ateliê. No bairro parisiense Montmartre, ele mora com sua amiga e companheira Melina e é festejado em toda cidade por sua obra.

Mas apesar de todo o “glamour” que cerca os artistas, Juarez Machado jamais se esqueceu de sua terra natal, Joinville. Em suas frequentes visitas, simples e humilde, ele pode ser visto pela cidade, fazendo compras no supermercado, comendo pastel na estrada Dona Francisca, encontrando seus velhos amigos e relembrando toda sua trajetória artística.

Um instituto que leva seu nome

Na casa de seus pais, onde nasceu e viveu parte de sua infância, Juarez  realizou um velho sonho, criando o Instituto Juarez Machado. Inaugurado em 2014 para estimular a consciência das artes em Joinville, o espaço atende várias formas de pensar, aprender, criar, apreciar e expor arte no seu mais amplo sentido.

Sendo uma entidade sem fins lucrativos, conta com várias atividades artísticas, espaços separados para exposições, cursos, palestras e debates. E, logicamente, conta com uma exposição das obras dos 50 anos de carreira do artista, disseminando assim a arte como forma de viver e sentir o mundo.

Ainda em 2015, comemorando um ano da existência do famoso Instituto, Juarez Machado realizou a mostra intitulada “Juarez Machado na Hora do Recreio”, na qual exibiu cerca de 200 peças.

Suas pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e montagens compõem uma obra considerada como leve surrealismo e com críticas sociais irreverentes. Para resumir seu pensamento em relação ao seu trabalho, o artista declarou: “Eu trabalho muito com o deboche. O humor é uma forma crítica que provoca e diverte. Aí resolvi fazer uma exposição para me divertir”.

O Hotel Bavarium oferece ótimas acomodações e fica perto do Instituto Juarez Machado. Lembrando que se você for a pé ou de bicicleta não paga ingresso.