Osterdorf, a Vila de Páscoa em Blumenau

Nem só de Pomerode vive a Páscoa em Santa Catarina. Nesta cidade ela é mais tradicional e talvez a mais famosa do Estado. Mas em Blumenau, a Osterdorf também encanta adultos e crianças com uma programação bem variada e divertida. Hospede-se em Joinville e aproveite para conhecer mais uma edição da Vila da Páscoa.

Páscoa em Blumenau

O evento feito geralmente no Parque Vila Germânica, onde ocorre a famosa Octoberfest, desta vez será no Galegão e no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau. De acordo com os organizadores, a mudança de local ocorreu devido à decoração proposta.

Neste ano, o tema será as tocas do coelho. As estruturas e tendas são montadas na entrada do ginásio e propiciam, aos turistas e moradores de Blumenau, a sensação de realmente estar em uma toca.

Vila da Páscoa: Exposição, vendas e brincadeiras

Pomerode, como já dissemos, tem uma festa famosa de Páscoa. É da cidade o recorde da maior Osterbaum (árvore de Páscoa), com 82.404 mil casquinhas de ovos de galinha pintadas e penduradas nos galhos. Em 2017, ela entrou para o livro dos recordes por este feito. E neste 2019, o ovo gigante de Pomerode também ganhou a distinção de maior ovo do mundo segundo a mesma publicação.

Em Blumenau, a Osterbaum estará no centro do lago. Além de apreciar a árvore, quem for a festa vai encontrar no Galegão, oficinas de pintura de casquinhas, pintura facial, feiras de artesanato e de livros, contador de histórias, espaço kids, pista educativa de trânsito, além da venda de biscoitos artesanais, chocolates  e da exposição de cestas de páscoa.

A edição deste ano também tem uma novidade. É a Horta Urbana que objetiva conscientizar pais e filhos sobre a importância do consumo e cultivo de plantas, verduras e vegetais, ressaltando a importância do cuidado com o planeta. Ela ficará no ginásio do Galegão, onde serão passadas dicas de sustentabilidade.

Já no Parque Ramiro, a programação prevê um Culto Ecumênico, afinal Páscoa é uma festa religiosa. Haverá, também, passeio ciclístico, apresentações culturais e o Passeio do Coelho, um tour guiado pelo personagem principal da Páscoa.

Confira mais detalhes das atrações:

Mil Faces de Um Coelho

Nesta oficina, as crianças podem se transformar no personagem mais querido da Páscoa por meio da pintura facial! A criançada pode ainda confeccionar suas próprias orelhinhas de coelho.

Recanto dos Coelhinhos Vivos

Uma verdadeira vila de coelhos montada para encantar a todos. Dá para passear e brincar nas casas dos bichinhos.

Oficina: Pintura de Casquinhas

Um espaço destinado para a família colocar em prática toda a sua criatividade, pintando e customizando casquinhas de ovos. Trata-se de uma tradição alemã presente desde o século XII na Europa, quando a igreja católica começou a abençoar os ovos, que simbolizam a ressurreição de Cristo.

Ainda muito comum na Alemanha, a pintura de casquinhas utiliza variadas técnicas de pintura, que podem transformá-las em verdadeiras obras de arte.

Feira de Páscoa

Um espaço com produtos de artesanato que remetem à Páscoa. Diversos itens de decoração feitos à mão e outros artigos estão reunidos em uma grande feira para os visitantes.

Passeio do Coelho

Interagindo com o público (em horários determinados), o coelho e seus amigos passeiam pelo Ginásio Galegão e Parque Ramiro Ruediger, distribuindo selfies, abraços, carinho e amor. Assim dá para guardar uma linda recordação.

Datas e horários

A festa mais doce do ano é realizada em Blumenau de 27 de março a 21 de abril, domingo de Páscoa. A entrada é gratuita. Veja os horários:

  • Quarta a sexta-feira: das 14h às 21h
  • Sábado/domingo: das 10 às 21h
  • Sexta-feira Santa: das 10h às 21h
  • Domingo de Páscoa: das 10h às 14h

Significado da Páscoa

Muitos pensam no coelho, nos ovos de chocolate, nas colombas, guirlandas e na infinidade de enfeites que alegram a época. Mas é importante relembrar também que na Páscoa, se celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

É um período de renovação dos sentimentos de amor, carinho, perdão e solidariedade. Por isso que os católicos costumam refletir durante a quaresma (40 dias que antecedem a Páscoa) e jejuar na Sexta Santa.

 

Estando em Joinville, hospede-se no Hotel Bavarium e aproveite para também visitar os pontos turísticos da maior cidade do Estado.