Pianístico, bom programa em Joinville pra quem gosta de música

Na edição deste ano, serão 4 dias com quase 20 apresentações gratuitas. Estamos falando do Pianístico 2019, que vai reunir música de estrelas nacionais e internacionais. Um bom programa em Joinville pra quem gosta de piano. O evento também oferece cursos e palestras e vai de 19 a 22 de setembro. 

Pianístico: O nome mudou e a qualidade aumentou

O nome do programa mudou de Pianíssimo para Pianístico, mas a qualidade promete ser ainda maior neste 2019. Nesta segunda edição do festival, as apresentações ocorrem em teatros, escolas de música, galerias de arte e shoppings da cidade. Os ingressos são gratuitos e vêm sendo distribuídos desde meados de agosto pelo site do evento.

Vale lembrar que em 2018, aproximadamente 10 mil pessoas participaram do programa que este ano tem novidades. Uma delas é a ampliação de concertos com música popular brasileira no repertório. Este foi um pedido do público detectado em pesquisas.

Haverá, ainda, a continuidade da parte didática. Neste aspecto, o evento anual estreita a relação dos instrumentos de orquestra com alunos da rede pública de ensino. Além de desenvolver professores de música da cidade.

Bom programa em Joinville tem programação variada 

O Pianístico vai trazer para Joinville, alguns dos mais importantes pianistas do Brasil e do mundo. Para a abertura, na noite de 19 de setembro, às 20h, no Teatro Juarez Machado, os organizadores escolheram o duo dos pianistas Gilson Peranzzetta e Leandro Braga. 

Gilson Peranzzetta é um maestro, orquestrador, compositor e instrumentista carioca. Já Leandro Braga é paulista e tem carreira, tanto na música popular, quanto no jazz. 

Importante salientar que a programação do Pianístico não é composta somente por músicas clássicas e eruditas. O popular, o jazz e o blues são outros gêneros musicais que também estão presentes na agenda de apresentações. Confira toda a programação do Pianístico 2019!

Joinville, cidade da música?

E já que o assunto de hoje é arte, recentemente foi dado mais um passo para transformar Joinville, também em cidade da música (além do título de Cidade da Dança, que ela já tem). Foi inaugurado em julho, um novo prédio do Coree Excellence Center, organização sem fins lucrativos. 

O espaço é parte de um complexo que abriga a Escola Internacional de Joinville e o Instituto Core de Música, na rua Gothard Kaesemodel, no bairro Anita Garibaldi. O prédio tem 11 mil metros quadrados e, além da Escola, tem seis salas para formação em música. 

E a iniciativa não vai parar por aí. Está em construção, no mesmo endereço, um teatro para 450 pessoas e uma área de exposições anexa.

Para quem não sabe, o Coree promove formação musical para crianças e adolescentes. Muitos desses alunos hoje compõem a Orquestra Infantojuvenil de Joinville, que se apresentou pela primeira vez em maio último.

Neste ano, cerca de 160 estudantes estão tendo aulas para se desenvolverem em diversos instrumentos musicais. Deste total de alunos, cerca de 80% são oriundos da rede pública de ensino e têm bolsas de estudo integrais e parciais.

E você? Quer assistir às apresentações do Pianístico 2019 e conhecer o Coree Excellence Center? Então, faça sua reserva agora no Hotel Bavarium e experimente o delicioso café da manhã, incluso na diária.