Tudo sobre o Festival de Cucas de Joinville

Uma das iguarias mais apreciadas por joinvilenses e turistas certamente é a cuca. De tão gostosa e procurada ganhou até um evento que está se tornando tradição em Joinville, o Festival de Cucas. Neste evento, moradores da cidade elaboram receitas diferentes de cucas e participam de um concurso aberto ao público. Venha visitar a cidade, se hospede em um hotel em Joinville e conheça o Festival de Cucas no dia 10 de junho! Com certeza você irá apreciar todas essas delícias.

O que é o Festival de Cucas?

Destacando um dos doces mais tradicionais e consumidos no Sul do País, o Festival de Cucas ocorre entre os meses de maio e junho e já entrou para o calendário de eventos da cidade. Devido à grande apreciação pelo doce, o concurso leva centenas de pessoas todos os anos ao local onde é realizada a etapa final.

Lançado em 2014, pela Cia Catarinense de Radio e Televisão, mais conhecida como RBS TV Joinville, e divulgado pelo Jornal do Almoço, o festival ocorre entre moradores da cidade e escolhe as melhores receitas de cuca.

O concurso é aberto ao público, as inscrições são gratuitas e feitas através do site da TV. Para participar o candidato deve ser morador da cidade, ter mais de 18 anos e não pode possuir estabelecimento que produza cucas para venda.

Saiba mais detalhes sobre o evento

A realização ocorre em três etapas. Primeiramente, as dez melhores receitas do site são escolhidas pela equipe do Jornal do Almoço. Para a segunda etapa, um grupo de jurados é escolhido por sorteio também realizado através de inscrições no site da TV. Esses jurados escolhem as seis melhores receitas que serão as finalistas.

Depois, estas receitas são levadas para julgamento em um evento aberto ao público, onde panificadoras locais produzem grande quantidade das seis receitas para degustação pelo público que normalmente lota o evento.

As receitas recebem notas de zero a cinco e são avaliados o sabor, criatividade e apresentação. O vencedor é premiado com uma TV de Led de 40 polegadas.

As receitas costumam trazer elementos já tradicionais presentes nas cucas consumidas normalmente e outros bem diferentes e curiosos. Entre as combinações mais diferenciadas estão, amora com granola, queijo com amêndoas, maracujá, uva e ameixa com coco e este ano até uma de caipirinha.

Para dar água na boca

No primeiro ano, a receita escolhida como a melhor foi a de maçã e nozes. Em 2015, foi a de abacaxi com coco e no ano passado, a vencedora foi a de banana, chocolate e creme.

As seis finalistas de 2017 serão conhecidas e votadas em evento público a ser realizado no Mercado Público Municipal em 10 de Junho. Onde oito padarias da cidade produzirão as receitas para serem compradas e experimentadas pelo público.

Culinária em Joinville

As cucas são apenas um dos exemplos das preciosidades da culinária de Joinville, que é riquíssima em pratos dos mais variados tipos e sabores. Além da culinária germânica, você encontra opções da cozinha nacional e internacional de vários países. Vale a pena conhecer!

Você quer participar do Festival de Cucas de Joinville? Ainda dá tempo de você curtir.Faça sua reserva já no Hotel Bavarium!