Vai para Osterfest em Pomerode? Tudo o que você precisa saber!

Das festas tradicionais que ocorrem anualmente, talvez a mais gostosa seja a Páscoa, com seus chocolates e ovos coloridos cheios de guloseimas. Se você gosta da Páscoa e das delícias que ela oferece, precisa conhecer a Osterfest, em Pomerode, a cidade mais germânica de Santa Catarina. Para desfrutar o passeio de forma tranquila e econômica, a dica é se hospedar em um hotel com preço bom em Joinville.

Um pouco da história da Páscoa

Muito antes da chegada do cristianismo na região dos povos germânicos, já existia uma festa, que acontecia nesta época do ano e era dedicada à Deusa da Primavera – Ostara (Oster em alemão é Páscoa). Esta festividade acontecia no primeiro dia da primavera e celebrava a manutenção da vida, por meio da colheita dos alimentos.

O coelho, na mitologia grega, representava a fertilidade e passou a ser relacionado com a Páscoa no norte da Alemanha há aproximadamente 100 anos.

A junção destas tradições mitológicas, somadas ao significado da Páscoa no cristianismo, veio formar o que hoje conhecemos como festa da Páscoa, período em que celebramos a ressurreição de Cristo, a vida e a fertilidade.

Osterfest em Pomerode: Tradição e alegria

A Osterfest ou festa da Páscoa, realizada em Pomerode, uma linda cidade germânica em Santa Catarina, é sinônimo de alegria e de preservação da tradição alemã em preparar as casquinhas de ovos pintadas. Há, também, entrega de chocolates, feita pelo coelho da Páscoa.

A festa que começou há 18 anos como uma pequena feira, neste ano acontece de 1 de março a 01 de abril, sempre de quinta a domingo, das 10h às 20h. O Centro Cultural fica na rua Hermann Weege, 79.

A maior atração da festa é a Osterbaum, uma árvore enfeitada com 100 mil cascas de ovos pintadas. Em 2017, a árvore entrou para o livro dos recordes, com 82.404 cascas de ovos de galinha pintados e pendurados nos galhos.

A Osterbaum nasceu da tradição das famílias alemãs de enfeitarem as árvores com cascas de ovos. A árvore seca representa a morte de Cristo e os ovos coloridos, a ressurreição.

Gente de todas as idades tem diversão garantida na festa. A entrada é gratuita e, entre as atrações, estão gastronomia, artesanato, apresentações de grupos folclóricos, a Ostermarkt (feira de Páscoa) e atividades para as crianças.

Durante o período da festa, Pomerode que tem aproximadamente 32 mil habitantes, recebe a visita de mais de 200 mil pessoas. Este ano a expectativa é de que o movimento seja ainda maior. Confira a  programação.

Como chegar à Pomerode

De carro é a maneira mais tranquila, porém, se preferir ônibus, a viação Catarinense faz este roteiro. A distância de Joinville até Pomerode é de /82,4 km pelas rodovias BR-280 e SC-416.

Hotel com preço bom em Joinville

Hospedar-se em Pomerode e região nesta época pode ser um pouco difícil. Diante disso, uma boa alternativa é ficar em Joinville que, como já mencionamos, é próximo à Pomerode e possui opções de hospedagem com preço bom.

Hospede-se no hotel Bavarium, conheça Joinville e viste a Osterfest em Pomerode.