Você já se perguntou a diferença entre hotel e pousada?

Com tanta novidade sobre hospedagem aparecendo nos últimos tempos, o turista acaba ficando com algumas dúvidas importantes na hora de escolher onde ficar. Com a aproximação das férias de verão no Brasil, este questionamento tem sido ainda mais comum. Vamos ver a diferença entre hotel e pousada?

Muita gente tem clareza de que o local onde se vai ter uma boa noite de sono, um banho revigorante, acomodações com conforto e segurança faz parte do sucesso da viagem. Claro que a escolha também passa pelo bolso, mas o ponto comum entre todos é saber o que pode ser “cobrado” do local da hospedagem. 

E também quais os direitos e deveres, tanto do turista, quanto dos donos dos estabelecimentos. Desta vez, nem vamos entrar no mérito dos AirbnB, alojamentos coletivos, pensões, hostels, etc. Vamos priorizar as informações relevantes sobre a  a diferença entre hotel e pousada.

Afinal, o que caracteriza um hotel?  

Se você for conferir o dicionário, verá que hotel é um estabelecimento que provê alojamento e, habitualmente, refeições, entretenimentos e outros serviços para os hóspedes. Ou encontrará o seguinte significado: Casa onde se alugam quartos mobiliados, com refeições ou sem elas. Hospedaria para pernoitar uma ou mais noites. 

Portanto, um hotel nada mais é que o estabelecimento comercial especializado em proporcionar acomodações para a hospedagem de viajantes mediante pagamento pelos serviços oferecidos. 

Lembrando que, geralmente, os hotéis são classificados por um critério que vai de uma a cinco estrelas, dependendo do nível de conforto, qualidade dos serviços, se luxuoso ou não, entre outros aspectos. 

E pousada? O que é?

A expressão pousada é utilizada para definir uma casa na qual se admitem hóspedes por meio do acordo sobre o valor das estadias denominadas diárias. Mesmo não sendo a mesma coisa, os conceitos são praticamente os mesmos. E vem daí a confusão que pretendemos esclarecer. 

Mesmo tendo as mesmas funções, hotéis e pousadas são diferentes entre si. Porém, bater o martelo sobre as características fixas de cada um deles não é muito simples. 

Mas, afinal, qual a diferença entre hotel e pousada?

Devido à grande quantidade de hotéis e pousadas encontrada em todos os cantos do planeta, as formas do negócio variam bastante de cultura para cultura. Mesmo existindo semelhanças, não há uma legislação específica que organize o tema.   

Um hotel pode chegar a ter até mais de 200 quartos e esses são distribuídos em dezenas de andares. A equipe de funcionários de um hotel é dividida em diversos setores que vão desde a gerência e recepção, passando pela governança até a cozinha, por exemplo. 

Tudo no hotel é tratado de maneira mais formal e os quartos oferecem aparelhos de TV e de ar-condicionado, ventiladores de teto, frigobar e, em alguns casos, amenidades (sabonete, shampoo e touca de banho). 

Esses estabelecimentos são procurados por turistas e também por viajantes a trabalho até porque funciona o ano inteiro, independentemente se está calor, frio ou chuva.

Já as pousadas…

Geralmente, os imóveis que funcionam como pousadas têm no máximo 30 quartos distribuídos, no máximo, em três andares. A equipe de colaboradores é bem menor do que nos hotéis. Às vezes, o dono fica à frente do negócio e seus próprios familiares ajudam com a limpeza, troca de roupa de cama e outros serviços simples. 

Nas pousadas, não há apenas quartos. Podem haver cabanas, casas e chalés à disposição dos interessados. Tudo numa pousada é mais informal, familiar e intimista. Estes estabelecimentos são preferidos por quem está a passeio e podem abrir no verão e fechar no inverno ou vice-versa.

Ficou mais claro sobre o que é um hotel, o que é uma pousada e quais as diferenças entre eles? Então, que tal fazer as malas, encontrar um hotel com preço bom em Joinville e curtir os pontos turísticos e a culinária típica de Santa Catarina que a cidade oferece para o turista ou mesmo para quem visita a cidade a trabalho?

Nossa sugestão de hospedagem é o Hotel Bavarium, que tem estacionamento, wifi e delicioso café da manhã inclusos no valor das diárias.